Pesquisa Aplicada

Objetivo


Promover a capacitação em métodos de pesquisa para realização de trabalhos de alto nível no âmbito da Computação. Ao final do curso, o aluno será capaz de:
  • Elaborar um projeto de pesquisa; 
  • Aplicar métodos de pesquisa de acordo com o problema;
  • Escrever artigos científicos.

Plano de Ensino


O plano de ensino está disponível aqui.

Cronograma de Aulas [2016.2]


 Data Atividade 
 18/01  Introdução à Disciplina [Slide]
 19/01  A Ciência e os Tipos de Conhecimento [Slide] [Vídeos :: Como nascem os paradigmas; O Mito da Caverna]
 25/01  A Pesquisa e a Formulação do Problema [Slide]
 26/01  A Pesquisa e a Formulação do Problema (Continuação) + Exercício [Vídeo :: O Método Científico]
 01/02  Sem aula :: Participação em Banca de Concurso para Professor Substituto do DCX
 02/02  Discussão sobre exercício da aula anterior + Métodos Científicos e Classificação das Pesquisas quanto aos Objetivos [Slide]
 08/02  Classificação das Pesquisas quanto aos Procedimentos [Slide]
 09/02  Classificação das Pesquisas quanto aos Procedimentos (Continuação) + Revisão [Mapa mental]
 15/02  Sem aula :: Participação em Banca de Doutorado no Centro de Informática - UFPE
 16/02  QUIZ: Jogo de Perguntas e Respostas
 22/02  Revisão e Mapeamento Sistemático da Literatura [Slide]
 23/02  Revisão e Mapeamento Sistemático da Literatura (Continuação)
 01/03  Sem aula :: Feriado - Cinzas 
 02/03  Revisão geral para prova
 08/03  Revisão e Mapeamento Sistemático da Literatura (Continuação) [Laboratório 2] [Ferramentas: Mendeley, StArt] [Vídeo sobre StArt]
 09/03  1a Prova :: Todo o conteúdo visto até o dia 16/02
 15/03  Sem aula :: Paralisação dos Professores
 16/03  Conversa individual com alunos para feedback mútuo sobre a disciplina
 22/03  Revisão e Mapeamento Sistemático da Literatura (Continuação) [Laboratório 2] [Ferramenta: Parsifal]
 23/03  Revisão e Mapeamento Sistemático da Literatura (Continuação) [Laboratório 2] [Artigo sobre RSL para leitura]
 29/03  Estudo de Caso [Slide]
 30/03  Estudo de Caso (continuação) [Artigo 'Decision-making in software project management: a qualitative case study of a private organization'] [Tese 'A Substantive Theory of Decision-Making in Software Project Management' :: Verificar Apêndice C - Pág. 151]
 05/04  Design Science [Slide]
 06/04  Design Science (continuação) [Artigo Design Science Research: método de pesquisa para a engenharia de produção]
 12/04  Survey [Slide]
 13/04  Sem aula :: Semana Santa
 19/04  Como elaborar um Projeto de Pesquisa [Slide] + Dicas sobre como fazer apresentações [Link]
 20/04  Palestra 'Mensuração e Análise em Pesquisas Quantitativas' (Prof. Jorge Dias Jr) [Slide] [Livros Mensuração e Desenvolvimento de Escalas: Aplicações em AdministraçãoAnálise multivariada de dados] [Linguagem de Programação R] 
 26/04  Licença-paternidade
 27/04  Licença-paternidade
 03/05  Licença-paternidade
 04/05  Licença-paternidade
 10/05  Seminários I, II e III
 11/05  Seminários IV, V e VI
 17/05  Seminários VII, VIII e IX
 18/05  Seminário X + Mesa-redonda sobre os seminários
 24/05  Esclarecimento de dúvidas sobre os projetos
 25/05  Prova de Reposição + Entrega dos projetos
 31/05  Como escrever artigos científicos [Slide]
 01/06  Como escrever artigos científicos
 07/06  Prova Final

Seminários


 Seminário I: Técnicas de Leitura de Software: Uma Revisão Sistemática
 Seminário II: Processos de Desenvolvimento para Aplicações Web: Uma Revisão Sistemática
 Seminário III: Gamificação Aplicada à Educação: Um Mapeamento Sistemático
 Seminário IV: Utilizando Estudo de Caso(s) como Estratégia de Pesquisa Qualitativa: Boas Práticas e Sugestões
 Seminário V: Análise da Aplicação do Método Estudo de Caso na Área de Sistemas de Informação
 Seminário VI: Melhoria de Processos de Software sob a Perspectiva dos Vieses Cognitivos: Uma Análise de Múltiplos Casos
 Seminário VII: A Grounded Theory como Abordagem Metodológica: Relatos de uma Experiência de Campo
 Seminário VIII: Análise da utilização da Grounded Theory (Teoria Fundamentada nos Dados) na produção científica brasileira entre 2008-2012
 Seminário IX: Aplicando Grounded Theory na Análise Qualitativa de um Estudo de Observação em Engenharia de Software - Um Relato de Experiência
 Seminário X: Uma Investigação sobre Estilos de Aprendizagem e Hábitos de Estudo de Engenheiros de Software


Avaliação da Aprendizagem


A avaliação da aprendizagem será realizada através de: Prova Escrita + Seminário* + Projeto de Pesquisa**. A nota final será obtida através da média aritmética das três avaliações.

O aluno poderá optar por melhorar o desempenho na prova escrita através da prova de reposição, prevalecendo a nota desta última.

* Seminário:
- Ao todo serão 9 grupos compostos por 3 alunos cada e 1 grupo composto por 2 alunos;
- Cada seminário terá a duração de até 25 minutos;
- A avaliação do seminário levará em consideração o domínio do conteúdo [cada aluno deve entender todo o artigo].

** Projeto de Pesquisa:
- O grupo do projeto de pesquisa pode ser o mesmo do seminário;
- O projeto de pesquisa deve ser composto por: (i) Introdução, (ii) Objetivos [Principal e Específicos], (iii) Método de Pesquisa, e (iv) Cronograma de Pesquisa.

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